[Dicas] Parte I: Como conservar seus livros

05:30:00



Desejo absolutamente normal de leitor é tentar manter o livro novinho em folha,já sofri e muito com folhas amareladas,capa amassada e/ou manchada ou ainda,aquele amassadinho na "quina" no livro(que tristeza!). E não por falta de carinho com os livros,mas eu simplesmente não tinha ideia de como guardar-los; Ainda bem que esse é um passado distante e seguindo algumas dicas consigo deixar as obras novas por muito tempo. Vamos a primeira parte das dicas! \o/




COMO GUARDAR:

Tome cuidado com o local,principalmente estantes; Por experiencia própria eu aprendi que algumas estantes podem trazer manchas por vezes irreversíveis nos livros. Eu guardava meus livros empilhados em uma prateleira no meu quarto,o livro em contato direto com a madeira(dois erros,santa burrice); em um belo dia percebi pequenas manchas na contracapa que estão lá até hoje. Triste historia,evite que isso aconteça colocando algo entre os livros e a estante ou prateleira(ou qualquer outro lugar que use para guardar),uma folha sulfite limpa serve muito bem nesse caso. Mesmo que os livros estejam de pé,a parte do corte(toda a linha visível das margens das páginas.) também pode ficar manchada ou amarelada facilmente
Além disso,livro deve ficar em pé,formando um ângulo reto com a prateleira e encostado ao próximo livro, um ao lado do outro.


Não deixem chegar a esse ponto gente(socorro)

Imagem da estante de livros de Juliano Mion, de Curitiba (PR) 


Evite pressioná-los um contra o outro; o livro precisa deslizar suavemente ao ser retirado da estante. Caso haja qualquer atrito entre eles será necessário segurá-lo com força pela lombada para retira-lo da estante, o que o danificaria. 


Ajeite-os para que um não tombe sobre o outro; isso poderá arrebentar sua costura e ninguém quer essa tragedia. Enfileire-os de forma a conseguir manuseá-los segurando-os pela capa.  Tome cuidado com a luminosidade excessiva,isso desbotara suas capas e a umidade deforma tanto a sua capa como o miolo. Nunca guarda-los em caixas por muito tempo(em algumas situaçoes as caixas são inevitáveis).



LIMPANDO:
Esqueça o pano úmido. Limpe sempre as estantes e as capas de seus livros com uma flanela seca. Tirar o pó e folhear o livro para "pegar um ar" são coisas a se fazer com certa regularidade,não se esqueça.


CONSERVANDO: 


É comum livros com fitas adesivas nas lombadas, ou mesmo encapadas com contact transparente; no primeiro caso, danifica-se a lombada e o fundo do corpo do livro (miolo do livro); já no segundo, perde-se toda a capa e a lombada. O uso do contact ou da fita provocam danos irreversíveis à capa do livro e muitas vezes se estende até o seu miolo.

O importante é manter o livro sem qualquer objeto dentro,como clips ou papéis escritos ou desenhados. A longo prazo isso provoca manchas nas folhas,cuidado com os marca-paginas excessivamente decorados. 


REMOVENDO MANCHAS:
Use algodão úmido e cotonetes para tirar manchas mais resistentes nas partes difíceis de se limpar, como por exemplo nas lombadas. Não passe a flanela nas lombadas. Alguns livros não são possíveis de deixar totalmente limpos , mas se consegue uma considerável melhora. 

Ao limpar as lombadas, pressione com uma mão as páginas, e com a outra mão pegue o algodão úmido e esfregue as partes dos livros como se você estivesse passando uma borracha num papel rabiscado.

Se as páginas forem brancas o resultado será mais satisfatório, agora se forem amarelas o processo pode ter um resultado menos eficaz, mas para a limpeza deve-se seguir da mesma maneira. Limpe até sair toda sujeira, aos poucos vai surgindo o resultado.


Essas são dicas simples que podem ser feitas no dia-a-dia,fruto de um cuidado um pouco maior com os queridos livros,a Parte II terá procedimentos específicos de como retirar manchas mais resistentes;aquela de café e até mesmo de lama!(eu fiquei surpresa com essa) e a Parte III sera de como guardar grandes quantidades de livros(algumas pessoas tem a sorte desse problema haha)
Até a próxima pessoal! ♥

Confira o texto integral aqui!

Algumas estantes
Algumas dicas mais

You Might Also Like

42 comentários

  1. Muito legal essa série de posts que vc vai fazer sobre cuidados com o livro. Achei muito interessante e vou acompanhar para cuidar bem dos meus filhotes hehehe.


    Beijos

    http://livrosecafelatte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fui meio desastrada,achei que seria uma boa ideia dicas de precaução o/ que bom que gostou hehe
      beijoss

      Excluir
  2. Eu tenho uma verdadeira paixão pelos meus livros por isso eu gosto de cuidar deles muito bem! Gostei das suas dicas!!
    Faço layouts para blogs caso esteja interessada entre em contato comigo! :)
    www.sagadebeleza.com.br
    www.youtube.com/sagadebeleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tão simples mas as vezes nos esquecemos ç-ç ai fica difícil tirar aquela mancha ou fazer a capa ficar novinha de novo
      Estou completamente ciente,meu html é uma derrota kkk conferi o blog Joice,adorei os post dele ;)
      beijocas

      Excluir
  3. Oie :D

    Eu tenho essa sorte rs, tenho mais de 1.400 livros distribuidos em 4 estantes e tenho esse problema para guarda-los =/

    Meu sonho é ter um espaço só para os meus livros, uma estante projetada que va de uma parede a outra e até o teto ... Ai ai sonhar é tão bom rs

    Beijus

    Renata Sara

    amordelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é ter tudo isso de livro! Ah,que invejinha *o*
      Estou separando alguns pitacos para guardar grandes quantidades de livros e prateleiras fáceis de montar,para leitura eu tenho poucos exemplares mas livros de pesquisa e revistas tem aos montes. Aqui em casa em cada comodo tem alguma bancada ou prateleira haha
      Renata,2014 só esta começando,esse ano sai uma estante projetada pra você com certeza! Beijosss

      Excluir
  4. Adorei o post, ótimas dicas. Não tenho cuidado com nada... Sou super desastrosa,

    Bjs
    Niii
    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu também! Depois de passar pelo trauma da estante fiquei mais atenta,mas mesmo assim quando percebo tem uma batidinha no livro,uma folha riscada e fico me perguntando como diabos aquilo surgiu.. :\\
      Espero que as dicas ajudem um pouco :D beijocas

      Excluir
  5. Dany, aqui estão as minhas respostas do Selo Liebster Award. Vai lá conferir *-*

    http://envoltaempalavras.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award_21.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi! Já fui ver suas respostas e adorei elas >< obrigada por participar \o/
      beijocas :**

      Excluir
  6. Olá! Adorei o post sobre conservação de livros! Estou ansioso pela segunda parte pois sou extremamente obsessivo e perfeccionista com os meus livros... Precisam estar todos sempre em perfeito estado, e algumas dessas dicas eu não sabia/seguia! Parabéns pelo post e pelo blog, estou seguindo!
    Abraços,
    Luis Felipe
    http://www.cacadordehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo habito apesar de gerar um pouco de paranoia as vezes(não tire da prateleira,nao abra desse jeito,cuidado com a capa!). Livros são realmente sensíveis e eu também prezo muito pelo cuidado deles,mesmo sendo desastrada. Fico muito feliz que tenha gostado do post! Publicarei as sequencias em breve ;)
      Segui seu blog de volta,adorei ele ♥
      Abraçoss

      Excluir
  7. Ótimas dicas!
    Sério, são coisas bem fáceis que todo mundo poderia fazer para conservar os livros por bastante tempo. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como são tão importantes,sempre bom fazer o possível para durarem muito tempo :3 Que bom que gostou Laura,espero que sejam uteis hehe
      beijoss

      Excluir
  8. Nossa, amei as dicas que você deu! Não sabia que o livro não podia ter um contato direto com a madeira, por isso que as páginas dos meus amarelam! Vou correndo pegar uma folha sulfite!
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,não sabia também;eu descobri isso na pratica mesmo :\\ Que bom que gostou das dicas! fico feliz em poder ajudar um pouco pelo menos. Obrigada a visita ♥
      abraços

      Excluir
  9. Eu já fiz alguns posts sobre conservação de livros no meu blog também.
    É muito interessante passarmos pros leitores a forma correta de guarda-los.
    Amei ^^
    Beijos
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sempre surge alguma técnica nova,é muito bom poder dar pelo menos uma ajuda nessa parte porque alguns leitores são desavisados nesses cuidados(haha eu também era)
      Obrigada pela visita ♥
      Abraços

      Excluir
  10. Oi Dany!
    Teu blog é lindo, já estou seguindo! *-*'
    Adorei as dicas, eu tenho o costume de espanar meus livros, mas muito raramente porque sou alérgica a poeira. Comprei uma estante sem fundo e portanto eles pegam muito pó nas páginas pela parte de trás da estante. Já encomendei outra, mas como são muitos livros, vou demorar um tempão para limpar todos e reorganizar.. kkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente,lidar com grandes quantidades de livros é um problema. Espero que a nova estante resolva um pouco da poeira porque alergia é braba mesmo viu!
      Obrigada pela visita,segui o seu blog também que é uma fofura *o*
      Beijocass

      Excluir
  11. Oi! Amei as dicas *---* É sempre bom saber como cuidar de nossos livrinhos.
    Amei seu blog *--*
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,são meus filhotes aqui em casa e eu sempre tento fazer o máximo possível para cuidar deles direitinho ♥-♥
      Beijocas :**
      Obrigada a visita \o/

      Excluir
  12. Oláá!
    Super legais as dicas, eu já sigo todas porque sou muito cuidadosa com meus livros, tanto que não deixo ninguém encostar neles hahah
    Preciso ver a parte III, onde você vai falar de como guardar grandes quantidades porque eu não tenho mais onde guardar os meus :(

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha ja estou preparando,muitos livros são um problema gigante as vezes,se não temos espaço :\\
      Obrigada a visita! ♥
      beijoss

      Excluir
  13. Ameei a dica! Os meus ficavam espalhados pelo quarto antes de comprar estantes, mas já estou quase sem espaço de novo e fico com medo de estragar os livros!

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estantes podem ser perigosas também ç-ç dar um jeito de "forrar" é a melhor coisa,ainda mais se você mora em um lugar que chove muito(a umidade sabe)
      Obrigada pela visita ♥
      beijoss

      Excluir
  14. Olá. Obrigada pela visita no blog, seguindo flor.
    Aliás, são ótimas dicas eu não uso nada para tampar os livros, mas aprendi com uma blogueira a plastificar eles kkkk, da certo =D
    Minha nossa! Como deixou chegar aquilo na estante kkkk, tudo bem que desorganizo mas é raro.
    Tomar um arzinho é melhor remédio para manter, também organizo e limpo de duas em duas semanas.

    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acontecimento da estante me causou traumas,agora nao deixo mais nada nela sem antes colocar alguma folha que mantenha os livros sem contato direto u.u
      Vou plastificar minha estante,é isso!
      Eu estou sempre mudando de lugar porque tenho mais prateiras do que livros(por enquanto heh)
      beijoss

      Excluir
  15. Adorei as dicas, vou colocar em prática! rs
    Sob a Redoma é muuito bom, vale a pena ler! :)
    Bjsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei empolgada pra ler,me lembrou o filme dos simpsons kkkk
      Obrigada pela visita ♥
      beijoss

      Excluir
  16. Ola
    Nossa eu adorei as dicas, fiquei com muita pena dos meus livros agora kkkk
    Eu só queria saber se tem algum jeito de recuperar a costura de um livro, se puder me informar ficarei agradecida :)
    seguindo...bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do estado de ruptura da costura tem sim,algumas pessoas são especializadas nesse tipo de serviço. Se na sua cidade tiver um sebo,pergunte a alguém por lá sobre isso,geralmente eles sabem informar. Espero ter ajudado Erika ;)
      beijocas

      Excluir
  17. Nossa bacana demais essas dicas! Tenho que melhorar muita coisa ainda pelo visto!!
    Vou seguir seus conselhos =D
    Bjoss

    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas, adorei, eu tomo os cuidados devidos com os meus, são meus preciosos!

    Adorei seu blog, adoro dicas uteis, e também está tudo muito bonito por aqui!

    Estou Seguindo!


    https://www.facebook.com/AndyRLima?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter ajudado nos dicas! Os meus também são os meus filhotes hehe
      Obrigada pela visita! ♥ beijoss

      Excluir
  19. Achei suas dicas superinteressantes! Onde você pesquisou?
    DEIXE EU EXPLICAR: É que eu estudei isso no técnico em Biblioteconomia e suas dicas estão super certinhas, parabéns! rs
    Quem sabe um dia eu não faça um post parecido falando sobre "pragas" de livro, tenho um trabalho inteirinho sobre isso aqui no computador!

    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *O* MDS! Que honra,fico muito feliz que estejam certinhas ♥
      Faça sim Camila,pragas são devastadoras,scorro haha
      A fonte de pesquisa esta no fim do post,eu enxuguei o texto e misturei com algumas outras referencias de experiencia própria,etc. É bem interessante o texto original.
      Como é que se faz pra cursar Biblioteconomia? que nome de curso mais divo u_u
      Obrigada pela visita,beijosss

      Excluir
  20. Adorei a postagem. Ótimas dicas. Não sabia que tinha que colocar algo entre o livro e a prateleira, vou providenciar urgente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do material da prateleira é um perigo mesmo o_o
      Obrigada pela visita ♥
      beijos

      Excluir
  21. Olá Danyele, adorei suas dicas e só estou esperando a oportunidade de comprar minha estante para que possa conservar meus bebês com mais cuidado ainda!
    Beijos

    http://umlivroesuashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como cuidar bem desses lindinhos *o* eu montei uma esses dias mas ficou faltando espaço :\\
      Fico muito feliz que tenha gostado :}
      Beijos

      Excluir

Faço questão de responder todos os comentários,fiquem a vontade pessoal ♥

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images